não conte pra mamãe

5.11.04

10

Quero falar sobre a frase "para sua segurança".
Você já notou quanto tempo e liberdade você perde em nome da "sua segurança"?
O jeito que os bancos tratam a gente, por exemplo. No Unibanco, para sacar dinheiro, além da sua senha, você agora precisa de uma outra senha, de letras, para sua segurança. Três letras que diariamente são associadas a três números diferentes. Se você esquecer das três letras não poderá sacar seu próprio dinheiro. E para sua segurança, também tem limite para tudo. Saque 24 horas não pode ser acima de um determinado valor. No período da noite, onde curiosamente é quando você mais pode precisar de dinheiro com urgência, o valor limite ainda é menor. Tudo para sua segurança. Pagamento por telefone, pagamentos por Internet, todos tem limites máximos, que nada têm a ver com seu saldo. Querem proteger você. Não entendo muito bem, qual é a segurança de não poder pagar meu cartão de crédito acima de um determinado valor pela Internet. Entendo, sim, que com isso o Unibanco ganha mais tempo para trabalhar meu dinheiro. Nos caixas eletrônicos também. Quanto menos eu sacar, melhor para o banco. As assinaturas também não valem nada. Os cartórios inventaram esta besteira de "reconhecimento de firma" e não bastasse isso, ainda tem uma modalidade de reconhecimento de firma, onde o infeliz tem que ir pessoalmente ao cartório. Tudo para proteger você. Tem também as gravações. "Essa ligação está sendo gravada para sua segurança". Tive um problema com a TIM outro dia. Após um milhão de ligações para o atendimeto-ao-consumidor, pedi para escutar a gravação de uma ligação anterior, onde poderia provar que fui induzido a um engano pelo sujeito que me atendeu. Quando lembrei que eles tinham gravado a ligação "para minha segurança" pensei ter encontrado a solução para o impasse. Não me deixaram ouvir. Só com mandato judicial. Mas espere. Se é para minha segurança, porque eu mesmo não posso ouvir a gravação?
No condomínio onde moro, o entregador de pizza não pode entrar. Pode ser um criminoso. Tenho que ir buscar a pizza pessoalmente.
Desconfio que tudo isso é resquício de um pais cuja sociedade foi por muitos e muitos anos tutelada.
Somos vistos por empresas e governo como gente frágil. Fáceis de enganar. E assim, paradoxalmente, nos enganam ao mesmo tempo que alegam nos proteger.
De meu lado, dispenso proteção. Quero uma vida insegura e confortável.