não conte pra mamãe

13.10.04

5

Acabo de completar 40 anos.
Tem alguma coisa errada em completar 40 anos. Primeiro porque ao invés dos tradicionais efusivos parabéns, a maioria dos cumprimentos que você recebe são uma espécie de consolo. Do tipo "Calma, rapaz. É só a metade da sua vida!".
Alias, só agora percebo que essa idade é uma espécie de debut as avessas. Se tudo correu de acordo com o que se esperava de você, aos 40 você está a ponto de se despedir da sociedade. As melhores festas que você vai frequentar são as que você levará seus filhos e de agora em diante, se você decidir dançar, a única companhia que você vai conseguir é a de uma hérnia de disco.
Por falar em festas, também como um debut, a festa de quarenta anos gerou ao seu redor muita expectativa e uma infalível indústria, cheia de opções.
Comece escolhendo o local. As opções mais concorridas são um bar repleto de balzaquianas incluídas no preço, uma churrascaria rodízio ou um buffet infantil. O bar funciona se você não é frequentador assíduo. Caso contrário, melhor não misturar sua família e amigos do escritório com suas amigas de bar. Muitas delas devem achar você mais novo e mais solteiro do que você realmente é. A churrascaria, por sua vez, funciona bem para festas mais familiares. Os filhos de todos os seus amigos podem correr a vontade e incomodar as mesas vizinhas, cujos filhos estarão ocupados em incomodar você. A última opção é, de longe a mais constrangedora. Festas de adultos em buffet infantil não funcionam bem, a não ser que você sonhe em passar a mão na pequena sereia.
No meu caso, optei pela festa em casa mesmo. O que cria uma série de outras opções.
Em casa, você precisa decidir por um serviço de Valete. Sim, porque você não vai querer que seus amigos fiquem procurando vaga na rua, não é mesmo? Então, manda a moderna etiqueta, que você gaste os olhos da cara e contrate alguém para fazer isso por eles.
Aí vem a hora de contratar um bom DJ, o sujeito que dará alma a festa, tocando aqueles discos que você quer esquecer. Normalmente eles fazem uma reunião com você. E nessa hora você percebe como a indústria da festa-dos-quarenta está estabelecida já faz algum tempo. No meu caso o sujeito informou que em festas de quartentões a música é "basicamente dos anos 60". Como assim? Eu tinha 5 anos na década de 60. Em seguida perguntou se haveria telão. Antes que eu respondesse ele continuou "sabe...com um video de fotos antigas". Antigas? Minhas fotos? Meu video?
Justo eu que pensei ter sido criativo com uma coleção dos meus melhores momentos.
Mas talvez o melhor comentário, tenha sido da minha própria mãe. "Que coisa, hem filho? Você está entrando nos enta...e dos enta, ninguém sai..."
Então é isso. Para mim é uma festa. Para ela, um bota-fora.