48
Estou vivendo dias de ufanismo.
Acho que começou quando vi aquele General na ponta da pista de Congonhas, parar um avião apenas com uma carteira. Lembrou aquele Chinês parando o tanque na Praça da Paz Celestial.
Bonito ver como nosso pais ainda respeita as forças armadas.
Já me deu um certo orgulho.
Aí fui ver A Era do Gelo 2.
É claro que alguém mal intencionado poderia dizer que o título do filme é uma referência ao crescimento econômico que apresentamos no último ano. Mas não vou deixar que um comentário cínico como esse abale minha febre terçã de patriotismo.
Afinal, o melhor do filme é sua última cena na hora que, em letras garrafais, aparece o nome do diretor, o brasileiro Carlos Saldanha.
Bonito isso, mesmo sabendo que não existe nenhuma relação entre o Brasil e o filme e que Carlos só conseguiu sucesso na vida fugindo do Brasil, para um país que investe em talentos.
Para completar, tem o Marcos Pontes.
Ah, esse emociona.
Como já disse, só quem tem pouca visão pode criticar o investimento de dez milhões de dólares no astronauta brasileiro. Uma verdadeira pechincha se compararmos o que gastamos – por exemplo - em papel higiênico no Congresso Nacional durante o ano passado. Esse sim, um gasto inútil.
Marcos cumpriu bem seu papel, sempre com sua bandeira em riste e seu chapéu de Santos Dumont por perto. Não se inibiu em espalhar para o mundo todo a idéia comprovadamente equivocada e ingênua, de que somos os inventores da aviação. Fato que se fosse verdade, apenas tornaria ainda mais triste os últimos suspiros da Varig.
E Marcos Pontes inspira, sem vergonha de ser um passageiro sem função no vôo espacial. Alguém deve ter dito a Marcos: você vai, mas não me aperta nenhum botão, faz favor.
Para voar como carona, custou 10 milhões. Para pilotar a nave, o preço é muito mais alto. Esse sim, jamais poderemos pagar.
Mas Marcos está lá. Inspirando crianças a saírem do Brasil como Carlos Saldanha e se transformarem em astronautas americanos.
É a globalização em sua melhor forma.
Aí tem ainda o Garotinho subindo nas pesquisas para encher a gente de esperança.
Isso tudo coroado pelo histórico governo Lula.
Estou inflado por dentro.
Espero que seja orgulho, mas pelas dúvidas, vou tomar um sal de frutas.
1 Comments:
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Postar um comentário
<< Home