não conte pra mamãe

17.1.07

88

É triste viver num país onde o salário é baixo e o custo é alto.
Mas nada me chama mais a atenção do que os custos de automóveis importados.
É nessa hora que fica estampada a nossa condição de republiqueta.
Veja: o mesmo modelo Toyota que aqui custa 70 mil dólares, custa 40 mil em Buenos Aires, e pouco mais de 25 mil nos Estados Unidos, onde as condições de pagamento e os salários são infinitamente melhores que os nossos.
Sempre achei - ao contrário da dona da Daslu - que devem se cobrados impostos sobre artigos supérfluos. Enquanto existam brasileiros sem comida, saúde e educação, os brasileiros que tomam whisky importado, fumam charutos cubanos e desfilam com seus carros importados, devem realmente ser sobre-taxados.
Mas convenhamos: a bandalheira é tão grande, que estes quase 200% de incremento no preço de um veículo importado, jamais cumpre sua função social.
Pelo contrário, acaba utilizado de maneira absolutamente imoral, em última análise, para subsidiar - por exemplo - o aumento de nossos nobres deputados.
Além disso, estes impostos abusivos remontam ao milagre econômico, resquício do governo militar, num ato primário de proteção da indústria nacional, que continua a nos impor veículos cuja tecnologia está obsoleta em qualquer parte do mundo.
O resumo é esse: carros importados custam caro por causa dos impostos.
Os impostos são mal utilizados.
Carros nacionais estão sucateados, enquanto lá fora a mais moderna tecnologia - inacessível para nós - está cada vez mais disponível.
Não tem lado bom.
Nem solução no curto prazo.

2 Comments:

At 3:05 PM, Blogger Julia said...

para variar, mesmo: concordo!

 
At 11:58 AM, Blogger Lucas Petes said...

Bom MESMO é o fusca 69! :)
Fiquei revoltado quando descobri que um smart fortwo no Brasil era vendido por até 120 mil. - um carro que 'lá' custa por volta de 11mil euros - e eles ainda acham caro.

 

Postar um comentário

<< Home