não conte pra mamãe

28.6.05

18

Hoje na página A-10 da Folha, em apenas meia página, um flagrante do Brasil do Jefferson.
A notícia informa que o IBOPE forneceu, o semanário Meio & Mensagem publicou e a Folha copiou um ranking totalmente equivocado, com as agências que mais cresceram em 2004.
Tudo errado. Os dados do IBOPE estavam errados, mal interpretados, resultando em acusações falsas ao Marcos Valério, dono da SMPB, agência que provavelmente fazia pagamentos relacionados ao Mensalão.
A agência que aparece em primeiro no ranking, a DNA, do mesmo Marco Valério, caiu do primeiro para 22º posto. Outras agências aparecem no ranking novo que não estavam no ranking anterior.
Estar no topo de um ranking como esse, sempre foi motivo de orgulho para empresários da publicidade. Agora não mais. Estar no topo agora pode chamar atenção demais.
O dono da agência que passou a liderar o ranking, a Casablanca, um tal de Julio Sales apressou-se em afirmar que não cresceu 2.000% como mostra o ranking. Cresceu apenas 20%, duzentas vezes menos do que dizem os números.
O IBOPE que já admitiu errar uma vez, pode estar errado uma segunda vez. Esse é o resultado de um ranking não auditado. A procedência dos números não é clara, a interpretação menos ainda.
A Folha, atabalhoada, confunde mais ainda e se refere à Casablanca como “a Sales”.
Mas não é só isso. No novo ranking, em segundo lugar aparece a agência do marqueteiro do Fernando Henrique, Nelson Biondi, que há mais de trinta anos vive às custas das contas do governo. Atravessou Figueiredo, Sarney, Collor, Itamar, FHC e Lula para ser a segunda agência que mais cresceu em 2004. Próximo na lista está a agência de Duda Mendoça, aquele preso numa briga de galo no Rio, que fez a campanha do Lula.
Misturou tudo. Fernando Henrique, briga de galo, PT, Mensalão, os equívocos do IBOPE, os enganos da Folha, o Duda, o Nelson, o Marcos. Está tudo ali.
Um retrato em preto e branco de como somos enganados, vilipendiados, roubados e ludibriados.
Para esquecer tudo isso, ligo a TV para ver Brasil e Argentina no sub-20.
E a Argentina ganha aos 47 do segundo.
Eu não mereço isso.